quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Saiba identificar os tóxicos escondidos nos produtos de higiene e cosméticos

A pele absorve tudo o que nela colocamos e, como tal as substâncias químicas contidas nos produtos de higiene e cosméticos usados diariamente entram na corrente sanguínea. A grande maioria destes químicos são tóxicos e encontram-se ligados a distúrbios endócrinos e são cancerígenos, por uso prolongado.

Se estiver grávida ou tem filhos: devido ao peso e ao metabolismo ainda incompleto, os bebés e os fetos são muito permeáveis a substâncias tóxicas.

O mais chocante é que estes ingredientes sintéticos são geralmente usados na indústria por serem baratos.


Ingredientes a evitar nos Cosméticos:

Parabenos

Metil, Etil, Butil, Propil e Isobutil Parabenos – Conservantes que podem causar reações alérgicas e têm ação estrogênica comprovada – mimetizam o estrogênio e podem causar câncer de mama e puberdade precoce em meninas. Além disso potencializam a radiação UV.

Dietanolamina (DEA)
 
Assim como a Momoetalonamina (MEA) e a Trietanolamina (TEA) – usados como emulsificantes e produtores de espuma em sabonetes líquidos e shampoos. São compostos da amônia e podem formar nitrosaminas quanto associadas a nitratos em outros produtos, que por sua vez podem causar tumores, disturbios endócrinos e reações alérgicas.

Formaldeído

Formol – usado em perfumes, alisantes, esmaltes, desodorantes e cremes como conservante. Lembrando que o uso do formol como alisante capilar é proibido pela Anvisa, que só o permite em 0,2% da composição do produto. Além de ser um carcinogênico comprovado, pode atacar o sistema imunológico e causar inúmeras reações – asma, fadiga, tonturas, dores de cabeça, alergia nos olhos e pele, etc.

Lauril/Laureth Sulfato de Sódio
 
São surfactantes e detergentes que criam espuma em shampoos, sabonetes e pastas de dente. Derivados do petróleo, causam alergias na pele e couro cabeludo, e estudos indicam que podem causar danos ao sistema imunológico. Combinados a outras substâncias qúimicas também podem se transformar em nitrosaminas e dioxinas, que são cancerígenas.

Óleo mineral (Petrulatum, Parafina Líquida)
 
Assim como outros derivados do petróleo (silicones e parafinas) é usado pelas suas propriedades emolientes e lubrificantes. Em contato com a pele tende a tampar os poros, interfere no mecanismo de hidratação, dificultando a penetração dos ativos do produto e tendo ação comedogênica (causa cravos e espinhas). Além disto é poluente, contamina as águas do planeta.

Propileno Glicol (Propylene Glycol)

Idealmente isto é uma glicerina vegetal combinada com álcool de cereais, sendo que ambos são naturais. Normalmente, é uma combinação petroquímica sintética utilizada como um umectante. Tem sido conhecido por causar reacções alérgicas, urticária e eczema. Quando você ver PEG (polietileno glicol) de PPG (polipropileno glicol) num rótulo, tenha cuidado - estes são sintéticos relacionados.

Diazolidinil Urea, Imidazolidinyl Urea

Estes são conservantes amplamente utilizados. A Academia Americana de Dermatologia concluiu que eles são uma das causas principais de dermatite de contato. Dois nomes para o comércio destes produtos químicos são Germall II e Germall I15. Nenhum dos químicos Germall contém um bom agente fungicida, e eles devem ser combinados com outros conservantes. Ambos libertam formaldeído, que pode ser tóxico.

Copolymer VA/PVP

Um produto químico derivado do petróleo utilizado em sprays, produtos para pentear e outros cosméticos. Pode ser considerado tóxico, uma vez que as partículas inaladas poderem danificar os pulmões de pessoas sensíveis.

Cloreto de Stearalkonium (Stearalkonuim Chloride)

Um composto de amônio quaternário usado em condicionadores de cabelo e cremes. Desenvolvido pela indústria de tecidos como um amaciador, é muito mais barato e mais fácil de usar em fórmulas de cabelo, do que proteínas e extractos de ervas, que são benéficos para o cabelo. Provoca reações alérgicas. Tóxico.

Cores Sintéticas

Usado para fazer cosméticos ficarem "bonitos", corantes sintéticos, juntamente com as tinturas de cabelo sintéticas, devem ser evitado a todo custo. Eles serão rotulados como FD&C ou D&C , seguidos por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Vermelho No.6 / D&C Verde No.6. Muitas cores sintéticas podem ser cancerígenas. Se um produto cosmético contém-los, não usá-lo.

Fragâncias Sintéticas

As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter até 200 ingredientes. Não há nenhuma maneira de saber o que são os produtos químicos, uma vez que no rótulo irá simplesmente ler "fragrância". Entre os problemas provocados por estes químicos estão dores de cabeça, tontura, erupção cutânea, hiperpigmentação, tosse forte, vômitos, irritação da pele - a lista continua. Conselho: Não compre um produto cosmético que tenha a palavra "perfume, fragrância ou perfum" no rótulo.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário