quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A importância das certificações

Na sequência do post anterior, como distinguir os produtos cosméticos biológicos dos  produtos cosméticos tradicionais?

Não existe um dispositivo legal que regularize a produção de cosméticos biológicos, o que dificulta a definição dos parâmetros que estes produtos devem adoptar. Por isso, as certificações independentes são tão importantes, uma vez que, garantem ao consumidor a autenticidade do produto. É a única forma de garantir ingredientes de qualidade e a utilização de produtos livres de químicos e prejudiciais à saúde.

A certificação é um procedimento pelo qual se verifica se um determinado processo de produção de um produto segue as normas, em geral estabelecidas pela entidade certificadora ou pelo país importador. Se sim, os produtos recebem um selo/rótulo de certificação, que é exibido na embalagem, comprovando o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela entidade certificadora. Se o cosmético não exibir qualquer selo, não é verdadeiramente bio.

Existem distintas entidades certificadoras independentes e a maioria é a favor de princípios semelhantes e exigências rigorosas, nomeadamente:

·   a obrigatoriedade na utilização de ingredientes biológicos;
·   a proibição de testes em animais;
· a proibição de utilização de ingredientes poluentes, geneticamente modificados ou químicos potencialmente tóxicos.

As entidades mais conhecidas que certificam este tipo de produtos são a Ecocert, Soil Association, Cosmebio, USDA e BDIH.

Por isso já sabem, verificar sempre os rótulos com atenção para que como diz o velho ditado não comprar "gato por lebre".





Sem comentários:

Enviar um comentário